Altis Belém

Altis Belém

A vista deve ser, sem dúvida, um derradeiro ponto de partida para a construção de um hotel. Para marinheiros de passagem, sobretudo aqueles no cronômetro em fast-forward, a contemplação da paisagem é item não negociável.

+

Festival Hall

Recortes geométricos em contraste com as formações rochosas da Áustria

A natureza ocupa parte essencial de um projeto arquitetônico. Caso das impressionantes formações rochosas que delineam as curvas geométricas do Festival Hall, localizado na cidade de Erl, Áustria. Quem assina o projeto é a firma Delugan Meissl Associated Architects

Substituindo o antigo Passionspielhaus, construído nos anos 50, e servindo desde então de locação para as operações da ópera, a nova faceta do auditório exprime com louvor o contraste entre superfície e topografia, conferindo à construção uma estrutura funcional e, ao mesmo tempo, complementar à paisagem. Ranhuras matemáticas dão o tom de personalidade à superfície exterior do teatro, servindo como uma interessante moldura às linhas espelhadas do primeiro nível.

Lances de escadarias recortam o edifício de proporções assimétricas que levam ao amplo e minimalista salão branco da entrada, capitonado com pontos de luz, antesala do auditório que contempla uma composição espacial trabalhada em cortes de madeira. Um tromp-l’oeil perfeito para um teatro contemporâneo, elegante mix entre conforto e tecnologia, uma vez que as sobreposições proporcionam melhor aproveitamento acústico da sala, além de cobrir o equipamento de luz e distribuição sonora.

Notadamente uma folha de créditos que reúne os melhores profissionais de cada especialidade que, juntos, desenvolvem um projeto que alcança o patamar ideal para cada detalhe. Onde todo mundo sai ganhando, principalmente o espectador.

Hôtel Vernet

A reforma do Hôtel Vernet

Se Paris hoje é o que é ela deve muito a reforma urbana que fez Georges-Eugène Haussmann, que criou um estilo arquitetônico até hoje característico da cidade, mas deve ainda mais a Belle Epoque, o marco do charme parisiense que até hoje conquista seus moradores e visitantes.O Hôtel Vernet, de 1913, localizado perto do Arco do Triunfo, é um dos pontos altos da cidade.

+

Tel Aviv

Casa em Tel Aviv privilegia a vista e a paz dos moradores

Essa casa em Tel Aviv é sonho de consumo de muitos que vivem em cidades grandes. Em seu último andar, uma piscina com borda infinita permite aos moradores relaxarem nadando enquanto admiram os velhos telhados da cidade. O projeto arquitetônico do israelense Pitsou Kedem renovou o ultimo andar de um bloco de apartamentos ao norte da cidade.

+

Elias Rizo Arquitectura

A arquitetura mexicana de Elias e Alejandro Rizo Juárez

México é um dos mais belos países do mundo e com muito em comum com o Brasil, culturalmente. O povo tido como caloroso, uma gastronomia saborosa, clima quente, riquezas naturais inigualáveis, como as belas praias do caribe e seus desertos e uma cidade tão caótica e encantadora quanto São Paulo, a enorme Cidade do México. O lema continua: a torcida é para o Brasil, mas o projeto é do México. Confira as belas casa do escritório Elias Rizo Arquitectura.

+

Arena Zagreb

A multifuncional Arena Zagreb

A Croácia é famosa por suas belas praias e arquitetura distinta. Mas em época de Copa e jogo justamente contra o país europeu, a gente traz para o site, o belo estádio multifuncional Arena Zagreb, com capacidade para 15.000 pessoas, construída pelo escritório de arquitetura UPI-2M. A torcida é para o Brasil, mas o projeto de hoje vem direto da Croácia!

+

Museu Thornvaldsen

A Dinamarca do Museu Thorvaldsen

Museus normalmente têm belos projetos arquitetônicos. Em construções assinadas por grandes nomes e cheias de histórias por trás, não só as obras guardadas dentro deles fascinam pessoas durante anos e anos. Para hoje, trazemos o Museu Thorvaldsen, na Dinamarca, lar da obra e memória de Bertel Thorvaldsen, um dos grandes escultores do Neoclassicismo europeu.

+

Fabio Morozini

O inconfundível estilo de Fabio Morozini

Em um apartamento de 200 m², o arquiteto paulistano Fabio Morozini mostra seu estilo elegante em um projeto que traz materiais ao mesmo tempo nobre e discreto. Com paredes escuras repletas de obras de arte, peças de design e um minucioso cuidado aos detalhes, o apartamento nos Jardins apresenta uma decoração cosmopolita, podendo pertencer tanto a São Paulo quanto Nova York. Confira e Inspire-se!

+

TOP 10: Edifícios Verdes

Dez edifícios verdes no Brasil e no mundo

Na arquitetura construções sustentáveis e com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), vem ganhando destaque e aumentando dia a dia por seus sistemas de reutilização de água e economia de energia, sem deixar de lado a estética das formas e sempre levando em conta o local ao redor.
O E4D fez uma seleção de algumas construções verdes pelo Brasil e pelo mundo. Confira nossa lista!

+

Galeria Metrópole

Galeria Metrópole e o centro da cidade

Durante os anos 60, muitos bares, cinemas e galerias localizados no centro eram famosos em São Paulo. Eles atraiam intelectuais e artistas em começo de carreira, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Jorge Ben entre muitos outros. Desses endereços, muitos caíram no esquecimento e foram transformados em igrejas ou comércio, outros anos depois ganharam reforma (como o Riviera) para recuperar a história existente neles, o que também aconteceu com a Galeria Metrópole.

+

Red Bull Station

Mais uma parada para artes: Red Bull Station.

Não é novidade que o centro vem recebendo novos points de cultura e lutando para se recuperar. Como parte desse projeto que muitos paulistanos querem ver cada dia mais se concretizar, a Red Bull Station se instalou em um antigo edifício dessa parte da cidade: o Terminal Bandeira.

+